Para celebrar passado e futuro, Ufes lançará selo comemorativo de 70 anos

A Ufes lança na próxima segunda-feira, 11, durante o evento de acolhida aos ingressantes do semestre 2024/1, o selo comemorativo dos 70 anos da Universidade. Celebrado no dia 5 de maio, o aniversário comemora as sete décadas de trajetória da Ufes como um dos pilares para o desenvolvimento científico do estado e reafirma seu compromisso com a sociedade capixaba para o futuro.

Para marcar a data, a Ufes instalou uma comissão central responsável por elaborar uma programação comemorativa. Os trabalhos foram iniciados em janeiro deste ano, em reuniões que contaram com a presença do reitor da Universidade, Paulo Vargas, e do vice-reitor, Roney Pignaton.

“Pretendemos comemorar durante todo o ano com atividades variadas, envolvendo cultura, ciência e a história da Ufes, valorizando todos os que fizeram e fazem esta grande instituição”, afirma Liliana Barros, assessora de Relações Interinstitucionais da Ufes.

Segundo ela, além da comissão instalada no campus de Goiabeiras, outras três comissões estão sendo constituídas, representando os campi de Maruípe, São Mateus e Alegre. “Queremos celebrar com a sociedade capixaba, a fim de ganhar fôlego para as próximas décadas”, diz.

Pilares

Um dos pontos de partida dos trabalhos da comissão central dos 70 anos da Ufes foi escolher o selo comemorativo, elaborado pela Seção de Publicidade da Superintendência de Comunicação da Ufes (Supec). Ao longo de três meses, os publicitários da Supec criaram cerca de dez propostas que, após filtradas, foram submetidas à comissão.

Segundo o coordenador da equipe de publicidade, Evandro Campos, o design da logo selecionada representa os três pilares fundamentais que sustentam a universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Cada segmento é uma metáfora visual para o papel dinâmico que a Ufes desempenha em cada um desses aspectos, enfatizando o equilíbrio e a interconexão entre eles”, explica.

Além disso, as três seções do selo simbolizam os públicos essenciais para a constituição da Ufes, afirma Campos: “Os estudantes, que são o coração da Universidade, os servidores – incluindo professores e técnicos –, que são o alicerce que sustenta a instituição, e a sociedade em geral, que se beneficia e colabora com o crescimento e a evolução contínua da Ufes”.

Movimento

Campos ressalta o componente gráfico que forma parte do número sete, elaborado para representar uma seta ascendente que aponta para a frente, simbolizando o movimento contínuo da Ufes em direção ao futuro. “Este elemento guia o observador numa jornada que se estende além das celebrações atuais”, diz. As linhas abertas dos números sete e zero, Campos explica, também sinalizam a intenção da Universidade em acolher a diversidade da sociedade que a compõe.

Por fim, a escolha do azul com degradê parte não só da marca oficial da Ufes, mas das possibilidades que aguardam os universitários durante sua permanência nos cursos e projetos dos quatro campi. “Não é um azul estático, assim como a Ufes não é uma instituição que repousa em suas conquistas passadas. O degradê é um lembrete visual de que há sempre novos horizontes para explorar e conquistar. E embora o azul seja a cor oficial da Universidade, a adaptabilidade do selo permite que ele tome novas colorações”, afirma.

Texto: Leandro Reis