Está no ar a Rádio Ufes FM, emissora está integrada à Rede Nacional de Comunicação Pública

Os capixabas têm agora uma nova emissora para sintonizar: a Rádio Ufes FM 87.1 – também acessível pelo site radio.ufes.br –, que acaba de entrar em operação iniciando uma nova fase do projeto realizado em parceria entre a Ufes e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A cerimônia de inauguração foi realizada no dia 26 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, em evento aberto ao público.
Participaram da solenidade o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; a vice-reitora, Sonia Lopes; a gerente executiva de Integração de Conteúdos e Redes da EBC, Lídia Neves; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas; a deputada estadual Iriny Lopes; a secretária de Comunicação da Ufes, Thereza Marinho; e o coordenador do Fórum de Gestores Federais e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Laércio Nochang; além de gestores da Universidade, professores, servidores e estudantes.
Durante o evento, o reitor evidenciou a importância de investir no fortalecimento da comunicação pública, sobretudo, em um ambiente que produz ciência. “A universidade é fonte de conhecimento, inovação e inclusão, a sociedade está aqui dentro. Então, reforçar a comunicação pública é extremamente importante, não só para nossa comunidade, mas para todos”, disse.
Já a vice-reitora, Sonia Lopes, ressaltou que a Universidade já não é mais a mesma de décadas atrás e a Ufes FM 87.1 terá como missão acompanhar este novo momento. “Grupos sociais que antes não estavam aqui, hoje estão. A rádio vai ser a representação dessas pessoas”, opinou.
Para a representante da EBC, investir em comunicação pública é sinônimo de fortalecer a democracia, com a oferta de jornalismo e conteúdo de qualidade. “A comunicação pública é a dimensão da comunicação que se conecta com as pessoas em seu papel de cidadã, fortalecendo a democracia, a participação, a diversidade e o pertencimento a este país. Atuamos para fortalecer a nossa brasilidade, a nossa soberania e combater a desinformação, um assunto tão importante no momento atual”, afirmou Lidia Neves.
Descerramento da placa de inauguração da rádio. Da esquerda para a direita, Thereza Marinho; Eustáquio de Castro; Lídia Neves; Sonia Lopes; e Laércio Nochang.
Programação
A Rádio Ufes FM se posiciona como polo regional de comunicação pública, com forte presença acadêmica, cultural e institucional. A emissora, integrada à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) vai transmitir parte da programação anteriormente veiculada pela Rádio Universitária FM, mas com uma proposta editorial renovada, combinando conteúdos locais com programas selecionados da Rádio Nacional e da Rádio MEC, em uma oferta plural e conectada aos interesses da sociedade capixaba.
A secretária de Comunicação, Thereza Marinho, afirmou que a proposta é também veicular conteúdos produzidos por outras universidades públicas. “Para fortalecer essa rede de comunicação pública, queremos produzir programas sobre projetos e pesquisas da Ufes que possam ser compartilhados com outras rádios universitárias, parceiras da rede, e também retransmitir conteúdos dessas instituições. Nossa proposta é que ouvintes de todo o país possam conhecer um pouco da relevância e da diversidade de tudo o que é produzido nas universidades federais em prol da população”, destacou.
De acordo com o jornalista da Secretaria de Comunicação da Ufes que atua na rádio, Hélio Marchioni, o público pode esperar muita música, informação e divulgação científica.
“Continuaremos valorizando a cultura e a ciência que é produzida na Universidade. Os estudantes são bem-vindos, pois nascemos com um programa de residência em divulgação científica, voltado aos alunos dos cursos de Comunicação. E pretendemos ampliar isso para outros parceiros”, comemora.
Investimento
A nova emissora estará no ar com a frequência 87.1 MHz e um moderno sistema de transmissão FM, instalado pela EBC, com potência de 5.000 watts, garantindo cobertura para a capital e municípios vizinhos. O investimento de R$ 780 mil na aquisição e instalação do sistema faz parte dos esforços da Empresa para o fortalecimento da comunicação pública em todo o país, ampliando o acesso da população a conteúdos de qualidade, com foco em cultura, educação, cidadania e informação.
Além disso, a Administração Central da Ufes está viabilizando a compra de novos equipamentos para modernizar as instalações dos estúdios e a qualidade das transmissões.
O acordo de cooperação entre a Ufes e a EBC foi firmado em uma cerimônia em Brasília, em outubro de 2023, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, outras 30 universidades assinaram o acordo por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Publicada em 26/08/2025
Fotos: Mariana Simões