Secom | Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Comunicação é uma unidade estratégica da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada à Reitoria, cuja função é realizar atividades de comunicação destinadas a promover a transparência da Universidade e contribuir para o cumprimento do seu papel social e do  princípio constitucional de publicidade das ações que desenvolve. A Secom atua segundo os princípios da comunicação pública e adota estratégias de comunicação integrada, a fim de obter os melhores resultados.

A equipe da Secom é composta por profissionais das seguintes áreas: jornalismo, publicidade, audiovisual, revisão de texto, tradução, produção cultural, além de assistentes em administração, distribuídos nos seguintes núcleos de produção:

Jornalismo/Assessoria de Imprensa
Concentra as atividades de produção de matérias e registro fotográfico de eventos, projetos, pesquisas e serviços desenvolvidos pela Ufes para divulgação nos veículos de comunicação da Universidade (Portal da Ufes, sitio de divulgação científica e perfis oficiais nas redes sociais) e de assessoria de imprensa, por meio do envio de informações sobre a Ufes para os veículos externos de comunicação e atendimento às demandas encaminhadas por jornalistas. Também atualiza o conteúdo institucional no Portal da Ufes relacionado à administração universitária e atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.

Publicidade
Desenvolve materiais de comunicação com linguagem publicitária, atua na editoração eletrônica de publicações internas e é responsável pelo gerenciamento de outdoor da Universidade. Produz conteúdo para peças de comunicação – cartazes, fôlderes, outdoors – com o objetivo de informar sobre atividades e serviços da Universidade.

Mídias Sociais
Produz conteúdos, gerencia e monitora os perfis e páginas institucionais da Ufes nas mídias sociais.

Divulgação Científica
Divulga e possibilita acesso à produção científica desenvolvida na Universidade – estudos, projetos e pesquisas.

Produção de conteúdo em áudio
Produz conteúdos em áudio destinados à difusão e divulgação de informações sobre a Universidade, em formato de programas, informes, spots e entrevistas veiculados pela Rádio Universitária(link is external) e plataforma de podcast.

TV Ufes
Produz programas com conteúdos institucionais e diversificados, e espaço para o conhecimento e aplicação de novas linguagens em televisão.

Secretaria Administrativa
Realiza todas as atividades de apoio administrativo referentes às ações desenvolvidas pela Unidade, como tramitação de processos e documentos, solicitações de compras, manutenção e transportes, expedição de comunicados, dentre outras.

O trabalho desempenhado pela Secom é orientado pelo seu planejamento estratégico, que prevê:

Missão:
Criar e desenvolver estratégias e ações de comunicação da Ufes como promotoras de cidadania, fomentando a formação, a produção e a difusão do conhecimento.

Visão:
Ser referência em ações estratégicas efetivas na área de comunicação, sendo reconhecida como promotora da cidadania e da pluralidade cultural e científica.

Meta:
Oferecer suporte objetivando ampliar a divulgação das ações planejadas e executadas pelos centros e pró-reitorias, secretarias e outras unidades em diferentes mídias. Busca também fortalecer a divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão, gestão e assistência executadas no âmbito da Ufes.