Seminário vai abordar comunicação pública e política de comunicação na universidade

A Superintendência de Comunicação da Ufes (Supec) realiza no dia 28 de junho, das 9 às 16 horas, o seminário Política de Comunicação da Ufes. O evento acontecerá no auditório do Centro de Artes, no campus de Goiabeiras, e é aberto ao público, com emissão de certificado para os participantes.

O objetivo do seminário é ampliar o debate sobre comunicação pública nas instituições federais de ensino superior e sobre a elaboração da minuta de uma política de comunicação para a Ufes, que posteriormente será encaminhada para a apreciação das instâncias competentes da Universidade.

O evento contará com a presença da diretora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom), Maíra Bittencourt, que fará a palestra de abertura do seminário abordando o tema As universidades federais e a comunicação pública: práticas, modelos e cenários contemporâneos.

Na sequência, o diretor de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Francisco Daher, fará a apresentação intitulada Histórico e perspectivas da comunicação pública nas universidades.

A superintendente de Comunicação da Ufes, Ruth Reis, explica que este evento é uma das etapas do projeto, de iniciativa do Gabinete da Reitoria, de elaboração da minuta da Política de Comunicação da Ufes, cujo desenvolvimento está sob coordenação da Supec. "É um evento aberto à comunidade e será uma oportunidade relevante de participação, informação e reflexão sobre conceitos de comunicação pública e ações de comunicação da Ufes e de outras universidade federais, bem como de sensibilização para a importância da comunicação nas universidades como instrumento de transparência, de democratização do conhecimento e de estreitamento de laços com a sociedade”, destaca.

Painel

Durante a tarde, a partir das 14 horas, será realizado o painel A experiência e as práticas de comunicação da Ufes, no qual Ruth Reis falará sobre o processo de elaboração da minuta da política de comunicação da Universidade. Profissionais que atuam na Supec também farão uma breve apresentação sobre as práticas de comunicação adotadas pelo setor nas seguintes áreas: jornalismo (jornalista Thereza Marinho), divulgação científica (jornalista Lidia Neves), publicidade (publicitário Evandro Campos), redes sociais (publicitária Mariana Simões), TV Ufes (jornalista Camila Fregona) e Rádio Universitária (jornalista Hélio Marchioni).

"Também esperamos contar com a participação de servidores ou estudantes bolsistas que estejam atualmente nas unidades dedicados a atividades de comunicação, como atualização de site e criação de conteúdos pelas redes sociais, para troca de experiências", convida a superintendente.

Texto: Thereza Marinho

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.